Região Sul do Espírito Santo apresenta a maior redução de homicídios dolosos do Estado

Região Sul do Espírito Santo apresenta a maior redução de homicídios dolosos do Estado

Em todo o Estado, de janeiro a outubro de 2025, foram registrados 651 homicídios dolosos — uma redução de 9,7% em relação ao mesmo período de 2024  

Foto Sesp

De acordo com informações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, no período de janeiro a outubro de 2025, foram registrados 651 homicídios dolosos no Espírito Santo — uma redução de 9,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 721 casos. Todas as regiões do Estado apresentaram redução nos registros de homicídio, com destaque para a Região Sul - incluindo a região do Caparaó Capixaba, que acumula queda de 32,9% no ano.

O resultado em todo o Estado, mantém a marca de menor quantidade de homicídios da série histórica desde 1996. E, conforme informações do Governo, o Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem sido a principal diretriz de trabalho no combate à criminalidade violenta, adotando estratégias de inteligência, planejamento e atuação integrada para reduzir homicídios em áreas de maior vulnerabilidade.

Além da redução na Região Sul (32,9%), também apresentaram queda nos números a Região Serrana (-23,9%), Região Noroeste (-13,6%), Região Norte (-9,7%) e Região Metropolitana (-1,8%). No recorte do mês de outubro, o Estado registrou 77 homicídios dolosos — o segundo melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas de outubro de 2024, quando foram registradas 75 ocorrências.

Feminicídio

Os dados de homicídios dolosos incluem os registros de feminicídios que apresentam redução de 18,2%. De janeiro a outubro de 2025, foram 27 vítimas, contra 33 no mesmo período de 2024. Enquanto o crime de latrocínio — que não integra o total de homicídios dolosos — também apresentou queda significativa, com redução de 33,3% (20 vítimas até outubro de 2025, contra 30 no mesmo período de 2024).

Reafirmando que segurança pública se faz com planejamento, investimentos e tecnologia, o governador Renato Casagrande destaca que o criminoso mais procurado do Estado foi preso sem ser dado um tiro. "A redução no número de homicídios neste ano mostra como nossas forças de segurança estão trabalhando da forma correta, se antecipando às ações e tirando das ruas pessoas perigosas", afirma. "Vamos seguir investindo firme em segurança, mas também no social, porque o mais importante é não deixar o jovem entrar para o crime", completa o governador.

Mais seguro

O vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, também ressalta que os investimentos e ações em áreas estratégicas, como educação, infraestrutura, saúde e melhorias que impactam diretamente o dia a dia das pessoas, estão dando resultado. "Aliado a isso, os investimentos em segurança pública são intensos e permanentes, junto com o trabalho dedicado das nossas forças de segurança. Já está claro que quem comete crime aqui será alcançado", enfatiza. "Segurança pública é uma obra permanente, e vamos seguir trabalhando, com planejamento, integração e dedicação, para tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil", pontua o vice-governador.

E o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, também destaca que o Espírito Santo possui estratégia, investimentos e inteligência para combater a criminalidade violenta. "Sob a gestão do governador Renato Casagrande e com a coordenação do vice-governador Ricardo Ferraço no Programa Estado Presente, nosso Estado se destaca positivamente no cenário nacional, protegendo vidas e reduzindo homicídios", afirma. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 04 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado