Nomes fortes começam a despontar para Deputado Federal no Sul do Espírito Santo

Nomes fortes começam a despontar para Deputado Federal no Sul do Espírito Santo

Artigo de José Salotto Sobrinho 

Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Vinicius Loures.

Uma das eleições mais difíceis no Espírito Santo é a de Deputado Federal. Para alcançar uma das dez vagas na Câmara Federal, o candidato precisa buscar pelo menos 40.000 votos e ainda depender da legenda partidária. É uma disputa muito acirrada, com a participação de muitos candidatos. Na eleição passada, aproximadamente 110 nomes foram inscritos pelos partidos.

Em 2022, tivemos caso de candidato com mais de 80 mil votos não conseguir se eleger porque o partido não atingiu o quociente eleitoral. Naquele pleito, o candidato eleito mais votado foi Helder Salomão (PT), com mais de 120 mil votos, e o menos votado foi Messias Donato (Republicanos), com 42 mil.

Estima-se que na próxima eleição, em 2026, os partidos terão chapas bastante equilibradas, o que vai exigir dos candidatos uma votação maior, na faixa de 60 mil votos, para garantir a vaga. A previsão é de que pelo menos 15 partidos entrem nessa disputa no Espírito Santo.

Gilson Daniel, Da Vitória e Evair de Melo. Fotos: Câmara dos Deputados / Afolhaonline.com.

Aqui no sul do estado, os nomes mais falados e identificados com os eleitores são o de Gilson Daniel, do Podemos, e Josias da Vitória e Evair de Melo, ambos do PP. Esses tem sido os deputados que mais marcam presença fisicamente e com emendas do orçamento para atender os municípios.

Marcelo Santos - Foto: Lucas S. Costa / Ales.

Com a aproximação do próximo pleito, outros quatro candidatos aparecem como nomes fortes para a disputa de vagas na Câmara. Um deles é o presidente da Assembleia, Marcelo Santos. Ao longo dos cinco mandatos de deputado estadual, construiu uma base muito forte, com representação em todos os municípios.

Erick Musso - Foto: Ana Salles / Ales.

Outro nome forte, do ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual presidente do Republicanos, Erick Musso. Ele, além de ter construído bases em várias cidades do sul, tem votação expressiva no norte do estado e na Grande Vitória. Com a ascensão do prefeito da capital Lorenzo Pazolini a uma candidatura a governador, Musso, seu principal articulador, entra no vácuo e ganha ainda mais apoio para seu projeto político.

Bruno Rezende - Foto: Lucas S. Costa / Ales.

Nome forte também que vem aparecendo é o do deputado estadual Bruno Rezende. Médico conceituado na região de Cachoeiro de Itapemirim, vem visitando todos os hospitais e santas casas, oferecendo apoio aos médicos e aos servidores das instituições. É um nome bastante aceito pela população, com chances de ter uma votação expressiva.

Tyago Hoffmann - Foto: Ellen Campanharo / Ales.

Também está na pegada, outro político de grande expressão na nossa região, o ex-deputado estadual Thiago Hoffman, que agora está à frente da Secretaria Estadual da Saúde. Tanto como deputado, quanto com gestor da Saúde, tem sido figura presente na região, atendendo as pessoas da sociedade e as lideranças políticas.


Para deputado estadual, diversos nomes tem surgido na região do Caparaó. Confira abaixo nossa relação com mais de 10 nomes que vem despontando na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 22 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado