Motociclismo off-road pode ser reconhecido como esporte de aventura no ES

Motociclismo off-road pode ser reconhecido como esporte de aventura no ES

Proposta do deputado Coronel Weliton visa fortalecer o turismo de aventura e impulsionar a economia das comunidades locais e do Caparaó  

Foto Kamyla Passos / Ales

O deputado estadual Coronel Weliton (PRD) apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 797/2025, que busca reconhecer oficialmente o motociclismo off-road como esporte de aventura e radical no Espírito Santo. A iniciativa foca na valorização da modalidade por seu impacto social, esportivo, cultural e, principalmente, turístico.

Segundo o parlamentar, o reconhecimento oficial é um passo fundamental para conferir respaldo institucional a um esporte que cresce aceleradamente em todas as regiões do estado. Para ele, a geografia diversificada do Espírito Santo — que une montanhas, áreas rurais e litoral — é o cenário perfeito para a prática.

Desenvolvimento sustentável

Coronel Weliton destaca que, quando realizado de forma organizada e respeitando as normas de segurança e proteção ambiental, o motociclismo off-road torna-se um motor para o desenvolvimento sustentável. "Eventos, trilhas e encontros atraem visitantes de diversos municípios e estados, projetando o Espírito Santo como destino para o turismo de aventura", pontua o deputado.

O deputado destaca que impacto direto é sentido no comércio local, atingindo setores como hospedagem, alimentação, postos de combustíveis e serviços mecânicos, gerando renda para as comunidades que recebem os grupos de trilheiros.

O que diz o Projeto

O texto do PL define o motociclismo off-road como atividade recreativa ou esportiva realizada em locais não pavimentados, utilizando motocicletas e quadriciclos; veículos 4x4 e UTVs; equipamentos congêneres adaptáveis ao solo.

A proposta exige que os praticantes sigam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as normas técnicas da ABNT, sobre turismo de aventura, para garantir a segurança dos condutores e a preservação das trilhas.

Tramitação

A matéria está atualmente em análise na Comissão de Justiça. Antes de seguir para votação no Plenário, o projeto ainda será avaliado pelos colegiados de Mobilidade Urbana, Desporto e Finanças. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 12 Fevereiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado