Cientistas descobrem ecossistema abaixo de camada de gelo na Antártica

Cientistas descobrem ecossistema abaixo de camada de gelo na Antártica

Pesquisadores que estavam estudando o impactado das mudanças climáticas na Plataforma de Gelo Ross, na Nova Zelândia, ficaram surpresos com o que viram

Durante uma expedição para investigar as mudanças climáticas, pesquisadores da Nova Zelândia descobriram uma coisa inusitada.

Trata-se de animais vivendo em um rio de água doce abaixo de uma camada de gelo da plataforma Ross, na Antártica. As descobertas foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Água e Atmosfera (NIWA, na sigla em inglês).

Os cientistas perfuraram 500 metros sob o gelo e ficaram surpresos ao ver a câmera inundada por dezenas de pequenos anfípodes [animais que representam características de crustáceos] com cerca de 5 milímetros.

A Plataforma de Gelo Ross — a maior do mundo – fica acima do Mar de Ross, quase ao sul da Nova Zelândia. Ela tem 487 mil quilômetros quadrados e tem gelo cobrindo 98% de sua superfície, com uma espessura média de quase dois quilômetros.


Descobertas

Usando uma mangueira de água quente, os cientistas derreteram meio quilômetro de gelo sob a pequena depressão e, com precisão de laser, perfuraram diretamente no rio de água derretida abaixo.

A equipe do NIWA, da Universidade Victoria de Wellington, já sabia que havia uma rede de lagos e rios escondidos de água doce fluindo sob as camadas de gelo da Antártida, mas esses rios ocultos ainda não haviam sido estudados anteriormente..

Eles disseram que durante a pesquisa, houve um grande elemento de descoberta.

"Em um experimento normal, ver uma dessas coisas faria você pular de alegria. Fomos inundados. Ter todos esses animais nadando ao redor de nossa câmera significa que há claramente um importante processo ecossistêmico acontecendo lá", disse o oceanógrafo físico da NIWA Craig Stevens em um comunicado.

Os pesquisadores pretendem desenvolver instrumentos para capturar dados ao longo dos próximos anos para descobrir sobre como o estuário [ambiente aquático de transição entre rio e mar] se comporta e interage com o oceano e a camada de gelo.

Além disso, Steven disse que "faremos mais pesquisas analisando amostras de água para testar coisas como nutrientes".


Fonte: CNN BRASIL

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 04 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado