Três cafeicultoras do Caparaó na final do Concurso Florada Premiada

Três cafeicultoras do Caparaó na final do Concurso Florada Premiada

Três cafés especiais produzidos por mulheres da região do Caparaó Capixaba estão entre as 20 melhores amostras do Brasil em suas categorias 

Hélia Abreu, Lourdes Silveira e Rosane Rodrigues (Fotos Redes Sociais).

Três cafés especiais produzidos por mulheres da região do Caparaó Capixaba estão na final da 7ª edição do Concurso Florada Premiada 3 Corações, dentro do Projeto Florada. Duas delas são de Ibatiba e uma de Dores do Rio Preto. O concurso, do Grupo 3 Corações, irá premiar as três primeiras colocadas, de todo Brasil, nas três categorias: arábica – via seca, arábica – via úmida e canéforas.

Na categoria arábica via seca, entre as 20 melhores amostras, estão classificadas as produtoras Hélia Luiz Vieira Abreu, do Sítio Família Protásio, em Dores do Rio Preto, e Rosane Toledo da Silveira Rodrigues, do Sítio Recanto Paraíso, em Ibatiba. Enquanto na categoria via úmida, se classificou, entre as 20 melhores amostras, a produtora Lourdes Dias da Silveira, do Sítio Monte Hermon, também de Ibatiba. Além de produtoras capixabas de Afonso Cláudio, Castelo e Marechal Floriano, e outras de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Já na categoria canéforas, entre as 20 melhores amostras estão produtoras de Nova Venécia e Muqui, do Espírito Santo. E, também, estão relacionadas amostras de Rondônia. Acre e Minas Gerais, entre estes Lajinha (MG). O resultado final será divulgado na Semana Internacional do Café (SIC), que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 20 e 22 de novembro, quando serão premiados os melhores cafés do Brasil, produzidos por mulheres. A primeira colocada, de cada categoria (arábica seca, arábica úmida e canéfora), leva um prêmio de R$ 25 mil.

Arábica e Canéfora

O café canéfora, comumente chamado de robusta, tem na variedade conilon seu principal representante no Brasil. Suas características sensoriais são menos intensas que no arábica, apresentando um forte amargor. No entanto, possui mais cafeína e ácidos clorogênicos (antioxidantes), sendo também uma planta mais resistente às diversidades hídricas (menos chuvas, por exemplo). Enquanto o café arábica é mais complexo, encorpado, suave e, por isso, é considerado um café mais fino. Já o conilon ou robusta e é considerado um café mais neutro.

As inscrições e entrega de amostras para a 7ª edição do Concurso Florada Premiada foram feitas até o dia 26 de setembro e enviadas 780 amostras de várias regiões do Brasil, produtoras de café. O concurso é promovido pela empresa 3 Corações, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, da sigla em inglês de Brazilian Special Coffee Association). O objetivo é unir e empoderar as mulheres cafeicultoras, além de trazer melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 25 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado