Conferência em Guaçuí destaca desafios e alerta sobre emergência climática
A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Guaçuí aconteceu nesta quarta-feira (12) e destacou os desafios da transformação ecológica
A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Guaçuí, realizada nesta quarta-feira (12), levantou o debate sobre a temática "Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica". O evento, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal, teve como objetivo mobilizar a sociedade na construção de propostas para enfrentar as mudanças climáticas.
A conferência foi promovida pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e contou com a presença de autoridades ambientais, voluntários, representantes de entidades organizadas, vereadores, policiais ambientais, educadores e especialistas. Sua finalidade foi trazer reflexões e propostas concretas para um futuro mais sustentável.
Durante o evento, as palestras abordaram quatro eixos temáticos, classificados como essenciais para o desenvolvimento sustentável: Transformação Ecológica (ministrada pelo engenheiro florestal Felipe Gomes); Justiça Climática (pelo advogado e vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Ambiental da OAB-ES, Alexandro Batista); Mitigação, adaptação e preparação para desastres (pelo empresário e professor, com formação em Ciências Biológicas, Fabrício Dias Heitor); e Governança e Educação Ambiental (pela gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão).
Interatividade
A conferência teve formato interativo, com participação do público que pode contribuir com questionamentos e propostas relevantes. E, ao final das discussões, foram eleitos delegados que representarão o município nos próximos encontros estaduais e nacionais sobre meio ambiente.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, reafirmou o compromisso da gestão municipal com as questões ambientais. "O desenvolvimento sustentável é uma bandeira forte do governo e não se trata apenas de discurso, mas de ações concretas", afirmou. "A transformação da sociedade passa, necessariamente, pela educação ambiental", finalizou.
Entre os participantes do evento, estavam o superintendente do Ibama no Espírito Santo, Rodrigo Vargas Ribeiro, e a procuradora de Justiça, Maria Cristina Pimentel Rocha. Além de secretários municipais, vereadores e representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Incaper, Ifes – Campus Alegre, da Associação Guaçuiense de Proteção ao Meio Ambiente (Aguapam) e Consórcio Caparaó.
Comentários: