Encontro vai debater a participação feminina na cafeicultura nesta quinta (9) em Irupi

Encontro vai debater a participação feminina na cafeicultura nesta quinta (9) em Irupi

O encontro "Mulheres do Café – Irupi: terra de belezas naturais e cafés especiais" começa a partir das 12h30 com palestras e minicursos  

Foto Incaper

Irupi realiza, nesta quinta-feira (9), o encontro "Mulheres do Café – Irupi: terra de belezas naturais e cafés especiais". O evento será realizado no Córrego Poaia – Sítio da Elenilda, com início às 12h30, e tem como objetivo fortalecer a participação feminina na cafeicultura e promover o desenvolvimento do setor.

A ideia dos organizadores é reunir produtoras, instituições financeiras e especialistas. A realização é da Prefeitura de Irupi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Sala do Empreendedor do município, Incaper, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Faes, Senar e Sindicatos.

A programação contará com palestras, minicursos técnicos e momentos de troca de experiências, como a palestra da produtora Rosane Toledo da Silveira Rodrigues, do Café Grão do Rosário, de Ibatiba. Já a Q-Arabica Grader e Extensionista do Incaper e Coordenadora do Projeto Mulheres do Café, Patrícia Morais da Matta Campbell, falará sobre o papel das mulheres na transformação da cafeicultura capixaba.

Haverá, ainda, Minicursos de Classificação de Cafés e Análise Sensorial de Cafés. E as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/Lio8EMnrFKe6fKwVA ou presencialmente na sede do Incaper. Confira a programação na íntegra abaixo.

Projeto

O Projeto Mulheres do Café é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivos promover o protagonismo feminino na agricultura familiar. Além de incentivar a capacitação técnica, fortalecer a inclusão social e econômica das mulheres no setor cafeeiro, fomentando a produção de cafés especiais com valor agregado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais capixabas.

Conduzido pelo Incaper, o projeto integra o Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão, ao Desenvolvimento e à Inovação Agropecuária (Inovagro), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 10 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado