Iniciada construção da ponte de acesso a Iúna próxima ao Parque Industrial

Iniciada construção da ponte de acesso a Iúna próxima ao Parque Industrial

 A obra é considerada um marco para o município, porque será mais um acesso de entrada e saída para a cidade, além de facilitar o transporte de cargas pesadas

A Prefeitura de Iúna, em convênio com o Governo do Estado, iniciou a construção de uma ponte sobre o Rio Pardo, próxima ao Parque Industrial, no bairro Guanabara, fazendo a ligação com a rodovia ES185. A obra é considerada um marco para o município, porque será mais um acesso de entrada e saída para a cidade, além de facilitar o transporte de cargas pesadas que se dirigem para a indústria local.

A nova ponte também está sendo apontada como mais uma opção para moradores e visitantes que queiram acessar bairros como Guanabara e Quilombo, sem precisar passar pelo centro da cidade. Também pode servir como mais um acesso no caso de enchentes mais severas na cidade, já que se encontra num ponto mais alto da Beira Rio (Rua Vereador Brás Lofêgo). Logo, no caso das outras duas pontes ficarem inacessíveis, por causa de alagamentos do Rio Pardo, essa nova ponte poderá servir como saída e entrada da cidade.

Para acessar a nova ponte, motoristas, ciclistas e pedestres poderão seguir pela Rua Vereador Brás Lofêgo (Beira Rio) até chegar a seu acesso. Isso também poderá ser feito por meio da via que leva até o Parque Industrial, onde bastará entrar na primeira rua à direita – de quem vem da área urbana de Iúna, mais especificamente, na Rua Antônio Fardim, saindo em frente o acesso à ponte.

A construção da ponte próxima ao Parque Industrial de Iúna está sendo executada pela empresa P. S. Amorim Construtora. Já as vias de acesso, entre a ponte e as ruas e a rodovia, serão executadas pela Prefeitura de Iúna. A ordem de serviço para execução da obra foi dada no dia 24 de maio e o investimento será de R$ 4.295.311,11. O prazo para o término da construção é de 12 meses. 

Na imagem acima, é possível ver que o acesso à nova ponte fica em frente à Rua Antônio Fardim, no Parque Industrial. As linhas azuis mostram o trajeto do tabuleiro da estrutura, sobre o Rio Pardo, onde ficará o acesso do outro lado, para sair na rodovia ES 185. E também a posição de seus pilares e de suas cabeças em cada margem do rio.

 Engenharia do projeto

Conforme o projeto que está sendo executado, a nova ponte permitirá o trânsito sobre o Rio Pardo e fará a ligação entre a Rua Vereador Brás Lofêgo, próximo ao Parque Industrial de Iúna, e a ES 185. Seu corpo é dividido em supra, meso e infraestrutura, sendo que o tabuleiro possui, aproximadamente, 45 metros de extensão, por 10 metros de largura. Isso é suportado por sua supra estrutura que vai abrigar duas faixas de rodagem de mão dupla, com 3,50 metros cada, dois passeios de 1,10 metro cada e, por fim, duas defesas (guarda corpo), do tipo New Jersey, com 40 centímetros de base cada.

O conjunto mesoestrutural da ponte recebe esta estrutura superior, por meio de longarinas de 15 metros cada, transversinas de travamento, com 3,30 metros cada, travessas de 10 metros cada e pórticos com três pilares de seção circular, com diâmetro de 90 centímetros cada uma. Toda transmissão de esforços é possibilitada devido aos aparelhos de apoio elastoméricos que recebem, individualmente, as extremidades das longarinas.

Por fim, o agrupamento infraestrutural é composto de blocos isolados sobre estacas, com dimensões quadradas. São eles que transferem os carregamentos para o solo por meio de estacas.


Fonte: Prefeitura de Iúna.

Local onde deve ficar, aproximadamente, o acessa à ponte na rodovia ES 185
Rua Antônio Fardim, no Parque Industrial, que fica em frente ao local de acesso à ponte.
Obras da ponte já foram iniciadas do lado da Rua Vereador Brás Lofêgo.
 

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Sexta, 28 Junho 2024

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