Iúna realiza a Caminhada Paebes 2025 na manhã desta sábado (8)
Objetivo é motivar os alunos da rede municipal de ensino a participarem do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes)
A Secretaria de Educação de Iúna vai realizar, neste sábado (8), a Caminhada Paebes 2025. A iniciativa tem como objetivo motivar os alunos da rede municipal de ensino a participarem do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). A concentração da caminhada está marcada para as 9 horas da manhã, na Pracinha do Ki-Delícia.
O Paebes tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica da rede pública estadual e, por adesão, da rede municipal e privada. Os resultados do Paebes variam de 0 a 500 pontos e são descritos e organizados em escalas de proficiência estruturadas em níveis, de modo crescente, os quais descrevem as competências e habilidades que os estudantes demonstram ter aprendido.
Ressaltando que o Paebes é "um Raio X da nossa educação", o secretário municipal de Educação, Breno Oliveira, fala da importância de que alunos estejam preparados para participar da avaliação. "Existem questões que o professor auxilia na leitura da questão e outra parte que o aluno tem que interpretar a questão e saber resolver e, por isso, precisamos dar ao aluno a condição necessária para fazer essa avaliação, se a gente quer pensar em resultado", afirma. "O primeiro passo é o aluno saber ler e interpretar a prova, senão, eu tiro do aluno qualquer possiblidade de resultado", completa.
Planejamento
Desta forma, a Secretaria realiza a caminhada, como uma forma de incentivar os alunos a participarem do programa. Porque é a partir dos resultados do Paebes que as equipes pedagógicas e os gestores escolares podem realizar o planejamento de ações pedagógicas, para a melhoria da qualidade da educação pública.
O Paebes tem aplicação censitária e é realizado anualmente ao final de cada etapa. No 5º ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares avaliados são Língua Portuguesa e Matemática. Já no 9º ano do Ensino Fundamental, além dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, é feita avaliação, de forma alternada, em anos pares, História e Geografia e, em anos ímpares, Ciências. Assim como acontece na 3ª série do Ensino Médio, apenas mudando, nos anos ímpares, para Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
Comentários: