Além de fiscalizar, Detran/ES alerta para segurança no trânsito durante Carnaval

Além de fiscalizar, Detran/ES alerta para segurança no trânsito durante Carnaval

O Departamento está alertando sobre a obediência ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e para a manutenção, documentação do veículo e condutor  

Foto Detran/ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) está alertando os condutores de veículos sobre com passar um Carnaval tranquilo. E a dica principal dada pelo órgão é obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assim como estar em dia com a manutenção, documentação do veículo e também do condutor. Além de conscientização, o órgão também irá redobrar a fiscalização.

O diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, chama atenção para a intensa movimentação nas estradas e para o histórico aumento no número de acidentes nesse período. Ele alerta que a principal causa, para isso, é o comportamento irresponsável de motoristas e motociclistas, como o desrespeito ao limite de velocidade, ultrapassagem proibida e o consumo de bebida alcoólica e dirigir.

Segundo ele, a proteção da vida depende de todos. "Nossa equipe se empenha sempre em fiscalizar e também em conscientizar, mas é imprescindível que cada um faça a sua parte, seja condutor, ciclista, pedestre e até mesmo carona", ressalta. "É preciso adotar comportamentos seguros e obedecer às regras de trânsito, para que esse Carnaval não seja mais um marcado por acidentes e mortes nas estradas", completa Vieira.

O Detran também chama a atenção do folião, quando estiver em blocos, shows, festas privadas e eventos, também deve ter muito cuidado ao circular pelas vias. A pessoa deve sempre tentar atravessar pela faixa de pedestre, nunca misturar bebida e direção, planejar previamente um motorista da rodada para conduzir no retorno para casa ou pegar ônibus, chamar um táxi ou aplicativo de transporte.

Checklist e orientações para viagem

O órgão ainda destaca a importância de fazer um checklist antes de pegar a estrada. O condutor precisa conferir se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está regular e dentro da validade, além do Licenciamento do Veículo devidamente pago. Estes são documentos de porte obrigatório para trafegar em vias públicas.

No aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é possível ter a CNH e o CRLV-e no smartphone ou tablet, facilitando o porte dos documentos. E a pontuação da CNH pode ser consultada no site do Detran/ES. Assim como pode se expedido o boleto para pagamento do Licenciamento e o CRLV eletrônico.

Também é importante fazer a revisão do veículo, verificando a condição dos pneus, freios, alinhamento e sistema elétrico do automóvel, limpador de para-brisa, óleo do motor e calibragem. Necessário, ainda, checar se todas as ferramentas obrigatórias estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. Também vale a pena levar outras ferramentas, como jogo de chaves fixas, chaves de fenda e lanterna.

Cinto de segurança

O condutor, conforme destaca o Detran, deve verificar se os cintos de segurança estão disponíveis para todos os ocupantes do veículo e não apenas para os passageiros da frente. A falta do cinto ou o seu não uso, além de ser um risco à segurança, acarreta infração grave com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH, além de retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.

O uso de bebê conforto, assento ou cadeirinha para viagem, para as crianças, deve obedecer o que determina o CTB, no que diz respeito à faixa etária, que varia de bebês de um ano de idade até crianças de 7 anos e meio. A partir dessa idade até os 10 anos – ou com altura superior a 1,45 metros – a criança pode utilizar apenas o cinto de segurança de três pontos no banco de trás. Nunca se deve levar uma criança no colo. E no caso de um animal de estimação, o mesmo deve ser transportado no banco traseiro e usando o equipamento adequado de retenção, cinto de segurança, grade divisória ou caixa de transporte. Nunca solto no veículo.

Para transportar prancha ou bicicleta, é preciso utilizar acessórios adequados para prender corretamente no veículo. Não pode ultrapassar as dimensões permitidas por lei, atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro, nem comprometer a estabilidade ou a condução do automóvel.

Orientações aos motoristas

O Detran/ES orienta os motoristas para, em primeiro lugar, obedecerem as leis de trânsito e dirigirem com velocidade compatível com o local. E nunca dirigir sob o efeito de álcool, drogas, remédios fortes, com sono ou se estiver emocionalmente abalado. Em nenhuma hipótese falar ao celular.

Além disso, o motorista precisa manter a distância do veículo que vai à frente, o que deve ser ainda maior em caso de chuva, reduzindo a velocidade e acendendo os faróis baixos, mesmo de dia. Ainda é necessário ter cuidado com pedestres, especialmente crianças, idosos e Pessoas com Deficiência, principalmente, em locais de grande circulação, como saídas de shoppings, escolas e igrejas.

O órgão ainda orienta os motociclistas para tomarem cuidados com o capacete (o uso é obrigatório, afivelado e com viseira abaixada), usarem roupas claras e equipamentos de segurança (luvas, botas e jaquetas). É importante, ainda, se manter visível para os demais motoristas, circular com farol aceso e sinalizar as manobras, além de prestar atenção às condições da pista. Assim como, é importante tomar cuidado com os cruzamentos, não circular entre os outros veículos e ultrapassar sempre pela esquerda.

Na moto, deve ser transportado apenas um passageiro por vez (usando capacete), sendo proibido transportar crianças menores de 10 anos de idade ou que não tenham, nas circunstâncias, condições de cuidar da própria segurança. E o motociclista não deve conduzir o veículo de chinelos, sandálias rasteiras ou descalço (devido ao risco de lesão nos pés).

Campanha Educativa e Fiscalização

Neste mês de fevereiro, o Detran/ES está divulgando uma campanha especial de Carnaval. Seu objetivo é servir de lembrete das normas de segurança no trânsito, as mostrando como possíveis e necessárias de serem seguidas durante a folia. E, além disso, as ações de fiscalização serão redobradas, com blitzes, com apoio de órgãos parceiros, em locais estratégicos, onde serão realizados testes do bafômetro, averiguação de documentos do veículo e do condutor, e outras normas para garantir a segurança no trânsito. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado