Mais de 900 policiais militares se formam e são integrados ao quadro da PMES
Formatura aconteceu na noite desta quinta-feira (6) e os novos policiais passam a integrar o quadro da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES)
Foi realizada pelo Governo do Espírito Santo, na noite desta quinta-feira (6), a formatura de 908 novos policiais militares do Curso de Formação de Soldados (CFsd) 2024. A partir de agora, os formandos passam a integrar, efetivamente, o quadro da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e serão distribuídos entre as unidades operacionais, reforçando o policiamento em todo o Estado.
A cerimônia foi realizada no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, com a presença do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, além de oficiais do comando da Polícia Militar. O ato marca o encerramento de meses de preparação rigorosa dos novos soldados.
O governador Renato Casagrande destacou a redução dos índices de criminalidade no Estado, especialmente os homicídios que chegaram a menos de 800 neste ano, "fruto do trabalho dedicado da Polícia Militar e de nossas outras forças". Segundo ele, a formatura dos novos soldados é uma conquista para a segurança pública do Espírito Santo. "Não permitiremos que facções criminosas dominem o nosso território. Contamos com policiais comprometidos que dedicam seus esforços para garantir a segurança da população", afirmou o governador.
Treinamento
Os alunos iniciaram o treinamento na Academia de Polícia Militar (APM) em novembro de 2024 e, após meses de formação teórica e prática, estiveram nas ruas da Grande Vitória, colocando em prática o aprendizado adquirido. Durante as 360 horas de Estágio Profissional Supervisionado (EPS), os novos policiais atuaram no policiamento ostensivo a pé, motorizado e em operações de trânsito.
No ano passado, outra turma com cerca de 940 alunos concluiu o curso e ingressou nas fileiras da PMES, reforçando o policiamento ostensivo e na redução dos índices de criminalidade. Segundo o Governo do Estado, com a chegada de mais 908 soldados, o reforço será ainda mais expressivo, ampliando a capacidade de resposta da corporação em todo o território capixaba.
O vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, ressaltou que o atual ciclo de governo está fazendo a maior recomposição de efetivo da Polícia Militar da história, totalizando 3.650 novos soldados combatentes em quatro anos. "As nossas forças de segurança estão equipadas e valorizadas. Os resultados melhoram nos últimos anos. Não vamos descansar até tornar nosso Estado um dos mais seguros do Brasil", afirmou. "Tenham energia, sabedoria e foco para defender o cidadão capixaba com muita eficiência", completou Ricardo Ferraço.
Valorização
O subsecretário de Integração Institucional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), coronel Marcio Celante, destacou a importância da recomposição do efetivo. "Tecnologia e viaturas são importantes, mas sem o policial não há segurança pública", enfatizou. "Hoje, entregamos mais de 900 novos soldados, para reforçar as ruas do Espírito Santo. Este é o Estado Presente em Defesa da Vida, sempre pensando no bem da nossa população", asseverou.
Para o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, a formatura representa mais um passo no compromisso do Governo com a segurança pública. "A chegada dessa nova turma demonstra o investimento constante na valorização e ampliação do nosso efetivo", colocou. "Esses novos policiais chegam preparados para servir com dedicação e proximidade com o cidadão, fortalecendo não apenas a segurança, mas também o vínculo entre a Polícia Militar e a comunidade capixaba", concluiu.
Comentários: