BOLSONARO: "MINHAS IMPRESSÕES"

BOLSONARO: "MINHAS IMPRESSÕES"

Por  Weverton Santiago

A política como objeto de estudo nos leva a fazer análises imparciais, tabulações sem bandeiras e interpretações das possibilidades, esses são os passos da política como ciência.

Entretanto, após o evento das eleições de 2022, lancei meus olhos neutrais para Jair Bolsonaro e comecei acompanhar mais de perto sua postura pós-eleição, especialmente nos últimos dias, quando esteve por aqui, no Espírito Santo.

Assim, concisamente, pontuo minhas ligeiras impressões da seguinte forma:

01. PRESSA PARA CONDENÁ-LO: Eu sou um brasileiro que confio na justiça, mas não acredito no judiciário. Estrategicamente, o PT está cometendo um erro crasso ao atacar excessivamente o ex-presidente, criando antíteses que estão transformando Bolsonaro em vítima e perseguido, ressuscitando seu principal adversário.

A pressa para condenar Bolsonaro pode ter efeitos políticos devastadores, especialmente quando se tem um judiciário descredibilizado e sem o apoio da maioria absoluta da população.

Contudo, uma das coisas que mais me impressionou foi o fato de Bolsonaro não vestir a capa de vítima das circunstâncias e não transformar seu discurso em lamento, ele falou e tocou no assunto sem amargura na face e sem nenhum temor.

Diferente dos seus adversários que demonstram pressa para condená-lo, Bolsonaro não tem pressa de provar que é inocente, foi o que percebi.

02. SIMPLICIDADE: Muito me chamou atenção o fato do ex-presidente pagar suas passagens aéreas do próprio bolso, não aceitar ficar em hotel de luxo, contentando-se com um quarto na casa do senador Magno Malta. Qualquer chefe ou ex-chefe de Estado tomaria algumas precauções sobre conforto e segurança, mas, Bolsonaro quebrou o protocolo da vaidade e mostrou modéstia e simplicidade.

Na hora de comer mostrou que é gente como a gente, pediu moqueca de capixaba e nada de badejo, foi cação mesmo. Café na padaria popular com copo americano, pão com manteiga e água de 500 ml. A camisa não era de grife, o sapato estava meio surrado e a calça bastante batida.

O cara é simples!

03. LIDERANÇA: Vale destacar o semblante dos bolsonaristas, eles queriam tocar e apertar a mão do mito, esse era o refrão. Abraçava as pessoas simples, especialmente idosos e crianças. Cismado, olhava para algumas pessoas e não fazia muita questão dos ditos acadêmicos, essas gente perfumada pela arrogância.

Uma piada, um pedaço de abacaxi de Marataízes, uma roda de bate papo e um homem que, naturalmente, regia uma alucinada orquestra, uma voluntária multidão que nutre a viva esperança nele e por ele.

Bolsonaro é um cara simples, essa foi a minha impressão.

Weverton Santiago 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/