Deputado quer maior punição para produção e compartilhamento de nudes falsos no ES
O projeto de autoria do deputado estadual Coronel Weliton foi aprovado na Comissão de Justiça da Ales e foca nudes falsos gerados por inteligência artificial
O deputado estadual Coronel Weliton quer maior punição para pessoas ou empresas que produzam e compartilhem nudes falsos gerados por inteligência artificial (IA). Para isso, ele apresentou o projeto de lei 18/2025 que trata sobre o assunto e foi aprovado na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
O projeto trata sobre a punição para quem produzir e compartilhar esse tipo de conteúdo. O texto prevê multas e até suspensão de atividades comerciais para empresas e pessoas que vendam ou distribuam aplicativos e softwares de inteligência artificial destinados à produção desse tipo de material. "Isso, muitas vezes, destroem a vida de inocentes", afirma Coronel Weliton.
De acordo com o deputado, esse é mais um avanço em defesa da sociedade capixaba. "Nosso objetivo é seguirmos firmes no compromisso de proteger a dignidade das pessoas e combater o uso criminoso da tecnologia", afirma. "O próximo passo é levar essa luta para o plenário e garantir que o projeto seja aprovado em definitivo e se transforme em lei", completa.
Comentários: