Pardal da Justiça Eleitoral já recebeu 293 denúncias de irregularidades apenas do ES

Pardal da Justiça Eleitoral já recebeu 293 denúncias de irregularidades apenas do ES

Aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e está sendo usado em todo o Brasil para denúncias de propaganda eleitoral irregular 

Foto Mara Lima (Ales)

O aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e utilizado em todo o país, já contabilizou 293 registros de propaganda eleitoral irregular apenas no estado, até a última sexta-feira (23). As publicidades de campanha, das eleições municipais deste ano, tiveram início no último dia 16, e o aplicativo está apto a receber as denúncias desde essa data.

No Espírito Santo, segundo dados da funcionalidade "Pardal Web", já foram recebidas, até o momento, 195 denúncias para o cargo de vereador, 37 para o cargo de prefeito e quatro para o cargo de vice-prefeito. O município com o maior número de registros foi Vitória (64), seguido por Cariacica (45) e Serra, com 37 apontamentos de irregularidades. Nas eleições municipais de 2020, o Espírito Santo registrou um total de 5.564 denúncias.

Na região do Caparaó Capixaba foram registrados relatos apenas em três municípios, num total de sete denúncias. O município que mais teve registros foi Ibatiba, com cinco. Divino de São Lourenço e Jerônimo Monteiro tiveram uma denúncia cada um. Em 2020, nas eleições municipais, foram registrados relatos em todos os 13 municípios da região, num total de 189 denúncias.

Novidades

A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. E a versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (download pode ser feito no Google Play ou na App Store). Estão disponíveis, para recebimento e acompanhamento das denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o Pardal Móvel, Pardal Web e Pardal ADM.

No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular, na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo. Enquanto pelo Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel.

Já o Pardal ADM permite gerar uma notificação informatizada à pessoa, ao partido político, à federação ou à coligação mencionada. A mesma irá acompanhada de um link específico para informar a regularização ou o esclarecimento do fato e anexar a documentação comprobatória.

Outras denúncias

O Pardal somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. Contudo, dentro do próprio aplicativo, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais. Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

*Com informações da comunicação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e da assessoria de comunicação do TSE.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 08 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado