Corpo de Bombeiros realiza capacitação sobre desastres naturais em Iúna
O objetivo é a preparação dos setores da administração municipal para o período chuvoso e possíveis desastres
Representantes de diversas secretarias de Iúna participam, durante toda esta segunda-feira (20), de uma capacitação com a equipe do 4⁰ Batalhão de Bombeiros Militar/ES (BBM). O objetivo é a preparação dos setores da administração municipal para o período chuvoso e possíveis desastres.
A capacitação é dirigida pelo comandante do 4º BBM, tenente-coronel José Uliana. Ele destaca a importância do encontro, para que cada setor municipal saiba como agir em casos de desastres, como deslizamentos de massa e inundações. "Cada um desempenhando seu papel, pois não é só a Defesa Civil que deve prestar serviços", esclarece.
A Defesa Civil atua em cinco fases para proteger a população e reduzir os efeitos de desastres: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. No entanto, a colaboração de outros setores do município é essencial para ações imediatas de socorro e assistência às vítimas.
Impactos
O tenente explica as diferenças entre perigo, risco, ameaça, evento natural, desastre, suscetibilidade, vulnerabilidade, desalojado e desabrigado. E destaca a importância da construção de muros de talude em áreas de risco de deslizamentos, além da realização de dragagem, derrocagem e contenção do rio, para diminuir os impactos de inundações.
Os problemas mais graves, em Iúna, estão identificados em áreas onde predomina a ocupação desordenada e irregular, com diversas escavações verticais nas encostas naturais. Assim como a realização de obras de casas sem o tratamento do talude de corte, do licenciamento e análise de risco do local.
Também estavam presentes o tenente Feldman e o subtenente Elifas, da Regional de Proteção e Defesa Civil do 4⁰ Batalhão de Bombeiros Militar/ES, e o secretário municipal de Gabinete e Comunicação, Raphael Amorim.
Comentários: