Fórum Municipal avalia Plano de Educação elaborado há 10 anos em Iúna
O Fórum avaliou as ações que foram ou não cumpridas no Plano Municipal de Educação e serviu, também, para estabelecer metas para o novo plano
Com o objetivo de avaliar as ações que foram ou não cumpridas no Plano Municipal do setor, a Secretaria de Educação de Iúna realizou o Fórum Municipal de Educação, nesta segunda-feira (1). O Fórum serviu para ser feito um balanço geral do plano que foi elaborado há 10 anos e que se encerra este ano. Além ser a base para estabelecer metas para o novo plano para os próximos 10 anos.
O plano que estava vigente foi elaborado em 2014 e aprovado em 2017, vencendo no final de 2025. E, no Fórum, conforme a Secretaria de Educação, é feita uma avaliação das metas que foram propostas e o que foi cumprido ou não no período. Depois, é preciso estabelecer novas estratégias, buscando entender o que aconteceu, para que algum objetivo não tenha sido alcançado e tentar concretizar no próximo período de 10 anos.
O secretário municipal de Educação, Breno Oliveira, ressaltou que a educação envolve diversas áreas e agentes e o Fórum é uma demonstração disso, sendo "um momento de colaboração para a construção da educação pública do município". "Sabemos que nosso município tem um histórico relevante na educação e nosso objetivo é promover a evolução e o aprimoramento contínuo", afirmou.
Resultados
Falando em resultados alcançados, o secretário colocou que a avaliação desses dados é importante para promover as mudanças necessárias, colocando o aluno no centro do processo educativo. "Nosso trabalho, hoje (segunda, 1º), é analisar o que foi feito, identificar os pontos a serem aprimorados e, a partir daí, construir o futuro da educação", enfatizou.
Durante o evento que reuniu educadores no salão do Iúna Campestre Clube (ICC), foram realizadas duas palestras. A mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, Franceane de Paula Figueredo do Nascimento, falou sobre Educação Especial. Já a subgerente de fortalecimento da aprendizagem (SUFAP/GERCO), Verbânia Andrade, abordou sobre Educação Infantil.
Carta
Também foi realizada a avaliação das metas do plano anterior e foram formadas mesas temáticas para a proposição de planos e estratégias que vão compor uma Carta de Intenções. No Fórum do ano que vem, baseado nessa carta, serão estabelecidas as metas oficiais para o novo Plano Municipal de Educação.
Na abertura oficial, estavam presentes, também, o prefeito Romário Vieira, a subsecretária municipal de Educação, Sheila Márcia Faria de Souza, o coordenador do Regime de Colaboração, Aristóteles Tadeu Tiradentes, a coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Luana Balma Carastro, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilberto Leite Amorim, o secretário municipal de Gabinete e Comunicação, Raphael Amorim, o presidente da UNDIME-ES, Vanderson Valadares, e os vereadores Emerson da Silva Santos e Emmanuel Garcia de Amorim.
Comentários: