Grupo de Teatro de Guaçuí é premiado no Festival Nacional de Passos (MG)
O grupo trouxe os prêmios de Melhor Figurino (Giovani Bruno), Melhor Ator Coadjuvante (Matheus Soares) e Melhor Atriz Coadjuvante (Eliane Correia)
O Grupo Teatral "Gota, Pó e Poeira", de Guaçuí, no Caparaó Capixaba, participou da programação do 9º Festival Nacional de Teatro de Passos (MG) e Região, no período de 20 a 27 de julho. O grupo levou, para o evento, dois de seus espetáculos: "O Santo e a Porca" e "A lenda de um homem sem nome", e retornou com os prêmios de Melhor Figurino (Giovani Bruno), Melhor Ator Coadjuvante (Matheus Soares) e Melhor Atriz Coadjuvante (Eliane Correia), além de outras indicações de prêmios, como o de melhor atriz coadjuvante para Aline Saraiva.
Durante 10 dias, o 9º Festival de Teatro de Passos e Região levou, ao público, mais de 20 espetáculos, distribuídos em teatros, praças e espaços alternativos, além de atividades formativas e bate-papos com artistas convidados. O festival é uma realização da Associação de Desenvolvimento Cultural Regional (Adesc), uma organização que se destina a promover, fomentar e difundir a cultura e a arte naquela região mineira.
O "Gota, Pó e Poeira" realizou suas apresentações nos dias 21 e 22, na cidade de Passos, sendo a primeira no Teatro Gustavo José Lemos, onde encenou a comédia "O Santo e a Porca", premiada no evento. E dentro da mostra de rua, o grupo capixaba se apresentou no dia 22 de julho, na Praça de Vila Rica, também em Passos, com o espetáculo "A lenda de um homem sem nome" que ainda foi apresentada, no dia 26, na cidade de Sete Lagoas (MG), no Ponto de Cultura "Boi da Manta".
Gratificante
Agraciado com o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, Matheus Soares, classificou a participação, com dois espetáculos, no festival, como uma experiência gratificante. "E ainda sair com o prêmio de melhor ator coadjuvante numa programação extensa e que contempla grupos de todo Brasil", destaca.
Já Eliane Correia, Melhor Atriz Coadjuvante, evidencia a importância do festival no cenário nacional e o reconhecimento dos jurados ao trabalho do Gota. "A comédia 'O Santo e a Porca' é um trabalho novo, em fase de amadurecimento, e ser premiada no Festival Passos reafirma o compromisso do grupo com a qualidade e a estética de suas produções", define.
A peça
Na peça "O Santo e a Porca", o grupo "Gota, Pó e Poeira" mostra a trajetória de Eurico, um senhor muito avarento, devoto de Santo Antônio e que guarda as economias de toda uma vida numa porca de madeira. No elenco estiveram os atores Edmar da Silva, Neuza de Souza, Eliane Correia, Aline Saraiva, Matheus Soares, Jacimar Henrique e Carlos Ola. A direção é do paulista Tom Rezende que montou o espetáculo num processo de residência artística dentro dos editais do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura).
A premiação aconteceu no encerramento do 9º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região, no domingo, dia 27 de julho, no Teatro Gustavo José Lemos, com a presença dos representantes dos grupos e coletivos participantes das mostras. A viagem foi viabilizada pelo Edital de Circulação e Intercâmbio 2025, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Comentários: