Inaugurado museu sobre a história da imigração italiana em Iúna e região

Inaugurado museu sobre a história da imigração italiana em Iúna e região

O Museu da Imigração Italiana Castellucciesi a Iúna conta com acervo que traz informações sobre as famílias que vieram da Itália para o município

Fotos Marcos Freire

Foi inaugurado, na tarde da sexta-feira passada (29), o Museu da Imigração Italiana Castellucciesi a Iuna. A iniciativa é do historiador, advogado e membro da Academia Iunense de Letras, Roberto Carlos Scardini Justo Marcondi, fruto de um levantamento feito nos últimos 40 anos. O acervo apresenta informações sobre as famílias que vieram da Itália para as terras do antigo Rio Pardo (hoje, Iúna). 

O museu fica localizado no Sitio Recanto do Rio Pardo, no Córrego Scardini, em Iúna, na região do Caparaó Capixaba. As três salas que guardam o acervo do museu ficam localizadas na sede do sítio. O acervo do museu é composto de fotos, documentos, passaportes, correspondências, utensílios e vestimentas, entre outros objetos, incluindo instrumentos musicais, como explica Roberto Carlos Marcondi.

"Tudo conta um pouco da história sobre os grupos familiares que vieram da Itália para o Brasil e se estabeleceram na região de Iúna", conta. "Ao todo, foram 34 famílias que vieram para nosso município, como os Flora, Manduca, Chrispim, Scardino, Pagani, entre outros", completa.

Homenagens

Várias personalidades ligadas a essas famílias estiveram presentes, além do coordenador do Projeto "Ritorno alle Radici", do governo Italiano, Andrea Torini. Todos foram homenageados pela Câmara Municipal de Iúna, com títulos de Menção Honrosa entregues pelo presidente do Legislativo de Iúna, vereador Admilson de Sousa – Dimilsinho Flora. Além da Comenda José Antônio Lofego entregue pela Academia Iunense de Letras, na pessoa de seu presidente, José Saloto Sobrinho.

Receberam ambas as homenagens, Hortênsia Campagnaro, Erci Scardini Marcondi, Mirtes Scardini Assis, Maria Teresa Scardini Alves, Zilá Scardini Vianna, Rita Scardini Assis, Robson Scardini Assis, José João Cunha, Anderson Pope, Teresina Crispim de Castro, Elena Chrispim Garcia, Aithe Pagani Amorim Rios e Marcelo Vivacqua. 

Ainda estavam presentes os membros da Academia Iunense de Letras, José Olímpio de Almeida, Gilberto Pagani de Freitas, Marcos Freire da Silva e a Miss Iúna, Ana Ester.  Além das representantes da Academia Lajinhense de Letras e Cultura, Maria Ângela Afonso Pereira e Cleide Aparecida Rodrigues, e visitantes de Muniz Freire, Vila Velha, Vitória, São Domingos da Prata (MG) e Brasília (DF).

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 04 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado