Iúna entrega premiação do Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica e Conilon
Foi feita a entrega da premiação do 11º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica e do 3º Concurso do Café Conilon, na note desta quarta-feira (22)
Na noite desta quarta-feira (22), foi realizada a entrega da premiação do 11º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica e do 3º Concurso do Café Conilon de Iúna, em cerimônia realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio da Câmara Municipal, Incaper, Iúna Cafés Especiais, Sicredi, Coocafé, Senar, Café Bonfim e Tec Coffee.
Um total de 61 amostras foram inscritas nos dois concursos e 50 passaram para a fase de prova. No Café Arábica, foram classificadas 12 amostras na categoria Cereja Descascado/Desmucilado/Despolpado, duas na Fermentado e 11 na Natural. Enquanto na categoria única do Café Conilon, quatro foram classificadas.
No Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica, foram premiados os cinco primeiros na categoria Cereja Descascado/Desmucilado/Despolpado e na categoria Natural, além dos dois da categoria Fermentado. No Concurso do Café Conilon, foram premiados os três primeiros colocados.
Além dos produtores vencedores e seus familiares, também estiveram presentes à cerimônia o prefeito de Iúna, Romário Vieira, o presidente da Câmara Municipal, Paulinho do Leocádio, o secretário municipal de Agricultura, Adriano Ornelas, e o subsecretário de Agricultura, Jasseir Fernandes, entre outras autoridades e representantes de segmentos da cafeicultura de Iúna.
Maior produtor
O município Iúna é reconhecido como o maior produtor de Café Arábica do Espírito Santo, com mais de 15 mil hectares plantados, aproximadamente, em propriedades rurais tocadas, em sua a maioria, por pequenos produtores familiares. A produção tem se diversificado, com o cultivo de cafés especiais, agregando valor ao produto e gerando renda na economia do município, o que tem atraído a juventude rural e demonstrado o fortalecimento da atividade. Iúna, inclusive, tem se destacado no cenário nacional, com produtores vencendo concursos de qualidade de café.
A colheita tradicional, no município e região, se estende de maio a setembro, já que isso varia conforme a maturação dos frutos em diferentes áreas e variedades, considerando altitude e microclimas. E Iúna se concentra na produção de Café Arábica, mas também há um início de produção de Café Conilon, mais recentemente.
Categoria Cereja Descascado, Desmucilado ou Despolpado
1º LUGAR - Elias Miranda Vieira.
2º LUGAR - Tainã Romualdo Miranda.
3º LUGAR - Douglas Dutra Vieira.
4º LUGAR - Antônio Eutasio Ribeiro.
5º LUGAR - Sara Horst.
Categoria Fermentado
1º LUGAR - Rosival Dutra Vieira.
2º LUGAR - Deneval Miranda Vieira.
Categoria Natural
1º LUGAR - João Batista da Costa.
2º LUGAR - Cedro do Carmo Morineau Fornari.
3º LUGAR - Alpa Queiroz Lima.
4º LUGAR - Deneval Miranda Vieira Junior.
5º LUGAR - Guilherme Fernandes Zaluar.
Café Conilon
1º LUGAR - Deneval Miranda Vieira.
2º LUGAR - Emílio Messias Horst.
3º LUGAR - Sebastião Alves Ribeiro.
Comentários: