Paz e alegria no Carnaval de Patrimônio da Penha e sede de Divino de São Lourenço
Patrimônio da Penha apostou em economia solidária e tradição popular e a sede do município reuniu samba, pagode e forró na Praça do CRAS
O Carnaval 2026 de Divino de São Lourenço (ES) foi marcado por paz, alegria, integração comunitária e conexão com a natureza, tanto no distrito de Patrimônio da Penha quanto na sede do município. Com programações distintas e complementares, a festa reuniu moradores e visitantes em dias de celebração cultural, fortalecimento da economia local e valorização das tradições populares.
Em Patrimônio da Penha, a proposta acolhedora foi construída coletivamente por moradores, agentes culturais e empreendimentos locais. Já na sede, a animação tomou conta da Praça do CRAS, com shows de samba, pagode e forró.
Cultura, natureza e economia solidária
Com o tema voltado à valorização da natureza e da convivência comunitária, o Carnaval no distrito de Patrimônio da Penha promoveu uma programação diversificada ao longo do dia.
Pela manhã, a tradicional feira cultural reuniu produtos da agricultura familiar, visando fortalecer a economia solidária e incentivar o consumo local. O público também participou de apresentações musicais, roda de dança circular, capoeira, oficinas, vivências culturais e atividades voltadas ao bem-estar e à integração social.
Segundo a organização, a iniciativa teve como objetivo promover o encontro entre moradores e visitantes em um ambiente de troca, respeito e celebração da diversidade cultural, reforçando o sentimento de pertencimento.
A realização foi da Comissão Comunitária de Eventos e da Associação de Moradores e Pequenos Agricultores de Patrimônio da Penha (AMPA), com apoio da Prefeitura Municipal de Divino de São Lourenço (ES).
Blocos Comunitários
À tarde, os blocos carnavalescos comunitários tomaram as ruas, convidando foliões de todas as idades a participarem da festa. À noite, shows ao vivo e DJs animaram o público com ritmos como axé, forró, rock e reggae, ampliando ainda mais a diversidade musical do evento.
No domingo, destaque para o Bloco Curumim – a hora e a vez da criançada que se fantasiou e brincou muito carnaval – e o Bloco da Terceira Idade que levou toda sua alegria para a rua, contando com a presença da primeira-dama de Divino de São Lourenço, Diana Moura. Além dos blocos, Criaturas da Floresta, Bloco da Naiara (desfilaram no sábado) e "Como se não houvesse amanhã" (que saiu na segunda-feira).
Bloco Criaturas da Floresta apresentou uma proposta lúdica e educativa, destacando a biodiversidade e os povos da floresta, além de trazer fantasias inspiradas em animais, árvores, rios, folhas e flores. A mensagem central foi a preservação ambiental e o respeito à natureza.
Animação a noite toda
Com uma circulada rápida pelas ruas, o Bloco da Naiara fez o convite para apresentação musical na Tabacaria da Naiara, onde foi servida comida típica da localidade, como mandioca com torresmo, carne na lata e bebidas diversas. O clima foi de animação durante toda a noite.
O Bloco "Como Se Não Houvesse o Amanhã" reuniu foliões de diversos estados. O grupo saiu do Pico Burguer, com puxadores e veículo sonorizado, cantando marchinhas e axé pelas ruas do distrito. A proposta, segundo participantes, foi dançar, sorrir, abraçar e viver o agora como se fosse único.
Inspirado na tradição do Bumba Meu Boi, uma das mais ricas manifestações culturais brasileiras, o Bloco do Boi levou para as ruas elementos como boi, mulinha sem cabeça e figuras da cultura popular, mantendo viva a tradição nas festas do distrito.
Carnaval na sede
Na sede de Divino de São Lourenço, a programação do Carnaval 2026 aconteceu na Praça do CRAS e reuniu moradores e visitantes em dois dias de muita música e confraternização. No sábado, a festa começou à noite com show de Natália Gonçalves, seguida pela banda Entre Aspas e, encerrando a programação, Cleidinho Souza animando o público até a madrugada.
No domingo, a concentração do Bloco do Flamengo movimentou a Praça da Prefeitura no início da noite, abrindo caminho para o Pagode do Sereno e, mais tarde, para o show de Natanael do Forró, garantindo um repertório variado. Com samba, pagode e forró, o Carnaval na sede reforçou o compromisso do município com a valorização cultural e o lazer da população.
Comentários: