Defesa Civil alerta para impacto excepcional de chuvas em todo o Espírito Santo
O Cepdec modificou o alerta das chuvas no estado para impacto excepcional ativo, com indicativo de chuvas intensas, raios e vento intenso, a partir desta terça (20)
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec) modificou o alerta das chuvas no estado para impacto excepcional ativo, com indicativo de chuvas intensas, raios e vento intenso, a partir desta terça (20) até quarta-feira (21). O cenário é favorável para esses eventos, com acumulados elevados em curto período.
Nesta terça-feira, existe a probabilidade de até 80% de chuvas para acumulados acima de 70 milímetros (mm) nas regiões do Caparaó, Sul, Serrana, Oeste, Central, Grande Vitória e parte das porções Norte e Noroeste do estado, com possibilidade de até 40% para chuvas entre 100 e 150 mm. Nas demais partes das regiões Norte e Noroeste a probabilidade é de 80% para ocorrência de chuvas com acumulado entre 50 e 70 mm, com possibilidade de até 30% para acumulados acima de 70 mm.
A condição será semelhante na quarta-feira. Ou seja, probabilidade de até 70% de chuvas para acumulados acima 70 mm, nas regiões do Caparaó, partes do Sul, Serrana, Oeste, Central, Grande Vitória e parte das porções Norte e Noroeste do estado. No entanto, com possibilidade inferior a 20% para chuvas entre 100 e 120 mm. Nas demais partes do Norte, Noroeste e Sul a probabilidade é de até 70% para ocorrência de chuvas com acumulado entre 50 e 70 mm, com possibilidade inferior a 10% para acumulados acima de 70 mm.
Risco Hidrológico
De acordo com a previsão de risco hidrológico do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), para o Espírito Santo, é alta a possibilidade de enxurradas, extravasamento de canais e alagamentos em áreas com drenagem deficiente em todo sul do Estado – incluindo o Caparaó Capixaba – e municípios entre Cachoeiro do Itapemirim e Vitória. Isso pode acontecer devido à previsão de pancadas de chuvas persistentes, de intensidade moderada a forte, podendo resultar em altos acumulados pluviométricos (chuvas). Nas áreas litorâneas, o risco de inundação em rios de pequeno porte pode ser agravado pelo coeficiente de maré elevado, condição que deve persistir pelos próximos cinco dias.
Já a região entre Colatina e São Mateus, é moderada a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos e alagamentos em áreas rebaixadas, com drenagem deficiente. Isso devido à previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, condição que deve persistir pelos próximos três dias, resultando em altos acumulados de precipitação.
Risco Geológico
Na previsão de risco geológico, para o Espírito Santo, o Cemadem também considera alta a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa, como deslizamentos, em todo o sul do Estado – incluindo o Caparaó Capixaba – e municípios entre Cachoeiro do Itapemirim e Vitória. Isso por causa da presença de áreas com alta suscetibilidade a esses eventos, além dos acumulados já registrados e à previsão de chuva que pode vir em forma de pancadas, com intensidade moderada a forte, podendo gerar altos acumulados pluviométricos e deflagrar deslizamentos esparsos nas áreas urbanas, nas margens de rodovias e em encostas naturais.
Na região entre Colatina e São Mateus, a probabilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa é moderada, devido à presença de áreas com alta suscetibilidade a estes processos. Além dos acumulados já registrados e à previsão de chuva, podendo ser em forma de pancadas, de intensidade moderada a forte, que podem gerar altos acumulados de forma local, a qualquer hora do dia. Isso pode provocar deslizamentos pontuais dentro da região que apresenta este nível de risco.
Comentários: