Após temporal Prefeitura de Muniz Freire levanta danos e atende população
Equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Assistência Social e de outras pastas seguem mobilizadas desde os primeiros momentos após o temporal
Após o forte temporal que caiu sobre o município de Muniz Freire e região do Caparaó Capixaba, no início da noite desta terça-feira (4), a Prefeitura mobilizou suas equipes para realizar o atendimento emergencial à população e o levantamento dos danos causados. Equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Assistência Social e de outras pastas seguem mobilizadas desde os primeiros momentos.
O município foi o mais atingido e o prefeito Dito Silva, ainda no início da noite, usou as redes, para falar sobre as primeiras providências que estavam sendo tomadas no atendimento à população. Ele colocou toda sua equipe à disposição e disse que já havia recebido o telefonema do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço, entre outras autoridades, que colocaram sua solidariedade e ajuda do Estado. "É momento de união e agradeço todos os servidores e equipes que estão na rua fazendo os levantamentos e atendendo a quem precisa", disse.
Segundo informações da Prefeitura, até a manhã desta quarta-feira (5), não havia registro de vítimas fatais. Equipes da administração municipal seguem em campo para apurar o número de famílias desalojadas ou desabrigadas que podem ser levadas para dois pontos que foram disponibilizados: a Igreja Presbiteriana e a Igreja Católica da Sede.
Índice
A Prefeitura informa, ainda, que a região mais atingida foi a Sede do município, onde todos os bairros foram afetados. Houve queda de granizo, destelhamento de residências, alagamentos em vias públicas, queda de árvores, muros e postes de energia elétrica, além de danos em imóveis públicos e privados. De acordo com as informações, o índice pluviométrico na Sede chegou a 62,2 mm (milímetros).
Nos distritos, não há registros de danos significativos até o momento, mas diversas localidades rurais foram afetadas, com plantações destruídas e estradas vicinais sem acesso. O maior índice foi registrado na localidade rural de Guaribu: 80 mm.
O fornecimento de energia elétrica ficou interrompido entre 18 horas e meia-noite desta terça. Devido a essa interrupção, a estação de tratamento de água da Cesan, na Sede, não está operando. Não há previsão de retorno de água e, por isso, a Cesan pede que a população economize água.
Ocorrências
Nas rodovias ES181 (que liga Piaçu à BR262 e a Alegre) e ES379 (que liga Iúna à Sede de Muniz Freire), foram registradas quedas de árvores e pontos de alagamento. Já estão sendo realizados os trabalhos de desobstrução e limpeza.
Várias ocorrências, causadas pelo temporal, foram registradas, com destaque para danos estruturais na sede da Apae, Santa Casa, Casa Lar e escolas municipais da Sede: Lia Therezinha Merçon Rocha, Jardim de Infância, Creche da Sede e Escola Estadual Bráulio Franco. Em algumas unidades as aulas estão acontecendo de forma parcial. Além de danos estruturais nas Unidades de Saúde Sede I (Exposição), Sala de Vacina, Casa Rosa e Unidade de Amorim. Essas duas últimas estão sem atendimento.
Veja abaixo mais danos provocados pelo temporal em Muniz Freire:
- Queda de muro na Câmara Municipal;
- Queda de muro na rua Conego José Bazzarela (rua da Santa Casa), com bloqueio temporário do acesso;
- Dezenas de casas destelhadas (ainda em levantamento);
- Queda de poste de iluminação pública no bairro Cohab;
- Unidade do Samu também foi afetada;
- Sede da Prefeitura também foi atingida, com danos em janelas, telhado e no Data Center, que abriga os sistemas de informação do município.
Canais para atendimento
Defesa Civil Municipal: (28) 98882-9566
Ouvidoria Municipal: (28) 99928-6983
EDP: 0800 721 0707
Cesan: 115
Samu: 192
Comentários: