Parceria Legal encerra 2025 com serviços gratuitos do Procon-ES no Caparaó Capixaba
A Feira Parceria Legal: Empreendedor & Consumidor será realizada nos municípios de São José do Calçado e Jerônimo Monteiro, além da Serra, na Grande Vitória
O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), vai realizar, neste fim de semana, mais três edições da Feira Parceria Legal: Empreendedor & Consumidor. Duas delas vão acontecer em municípios da região do Caparaó Capixaba.
Nesta sexta-feira (19), o atendimento vai acontecer na Serra, na Praça Libertadores da América, no bairro de Fátima. Já, no sábado (20), a feira vai chegar à região do Caparaó Capixaba, sendo montada em São José do Calçado, na Praça Pedro Vieira, no centro da cidade, das 8 às 13 horas. E, no domingo (21), será a vez de Jerônimo Monteiro, com os atendimento acontecendo no Parque de Exposições, durante o dia inteiro.
A iniciativa tem como objetivo aproximar o Procon-ES da população, oferecendo serviços gratuitos de orientação e atendimento a consumidores e empreendedores. Durante a feira, a equipe técnica do Procon-ES estará nos municípios agendados, para esclarecer dúvidas, registrar reclamações, orientar consumidores e intermediar negociações de dívidas. Também serão distribuídos folhetos informativos com orientações sobre direitos do consumidor.
Serviços gratuitos
Além do Procon-ES, diversos órgãos e parceiros participam da ação, com a oferta de serviços gratuitos, como atendimento jurídico, negociação de dívidas, testes rápidos de saúde, atendimento das concessionárias de água e energia elétrica, troca gratuita de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, inscrição na Tarifa Social, além de serviços voltados a empreendedores. A programação inclui ainda opções de lazer para toda a família, com apresentações musicais e feira gastronômica de empreendedores locais.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destaca que essas ações marcam o encerramento do calendário de feiras em 2025. "Essas são as últimas edições do Parceria Legal neste ano. Ao longo de 2025, realizamos 11 eventos, em 10 municípios diferentes, levando atendimento, orientação e serviços essenciais, principalmente, a cidades mais afastadas da capital", esclarece. "Essa presença do Procon-ES, no interior, fortalece a cidadania, amplia o acesso aos direitos do consumidor e aproxima ainda mais o órgão da população capixaba", completa.
Para ser atendido e ter acesso aos serviços, o consumidor vai precisar apresentar documento oficial com foto (RG) e CPF. Além de documentos relacionados à demanda, como notas fiscais, contratos e comprovantes de pagamento.
Comentários: