Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor

Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor

Para ele, perda da prática da escrita pode resultar em retrocesso imensurável

imagem Google

Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática da escrita pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade, pois todos esses textos estariam ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA).

No seu mais recente livro, "Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs", o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática, seja um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor ou um aviso simples deixado na porta da geladeira.

Rodrigues, que lança a obra em Brasília nesta quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas.

Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. "Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual".

A entrevista completa com o escritor está no site oficial da Agência Brasil, no link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-09/inteligencia-artificial-ameaca-aprendizado-da-escrita-alerta-autor

Por Agência Brasil

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado