Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
Para ele, perda da prática da escrita pode resultar em retrocesso imensurável
Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática da escrita pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade, pois todos esses textos estariam ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA).
No seu mais recente livro, "Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs", o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática, seja um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor ou um aviso simples deixado na porta da geladeira.
Rodrigues, que lança a obra em Brasília nesta quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas.
Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. "Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual".
A entrevista completa com o escritor está no site oficial da Agência Brasil, no link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-09/inteligencia-artificial-ameaca-aprendizado-da-escrita-alerta-autor
Por Agência Brasil
Comentários: