Muniz Freire está com 184 desalojados e 53 desabrigados depois de temporal
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e das Secretarias Municipais, vem prestando apoio emergencial às famílias afetadas e não houve registro de vítimas fatais
Depois de decretar Situação de Emergência no município, devido às consequências do forte temporal que caiu sobre Muniz Freire, na noite de terça-feira (4), a Prefeitura, por meio da Defesa Civil e das Secretarias Municipais, vem prestando apoio emergencial às famílias afetadas. Algumas comunidades rurais permanecem isoladas devido à queda de barreiras e pontes. Não houve registro de vítimas fatais.
O número de desalojados chega a 184 pessoas e 53 estão desabrigadas. Todos estão sendo acolhidos na Igreja Presbiteriana da Sede. Equipes de voluntários da Peregrinação de Leigos Cristãos (PLC) estão oferecendo alimentação, no Salão da Sagrada Família, aos servidores e voluntários que atuam nas ruas.
Nesta quinta-feira (6), a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, iniciou a entrega de telhas e lonas para as famílias cadastradas. Com recursos próprios, a Prefeitura disponibilizou cerca de 4 mil telhas e lonas, além do reforço de 600 telhas enviadas pela Defesa Civil Estadual.
Água
A pedido da gestão municipal, a Cesan e a EDP reforçaram o atendimento nas áreas afetadas. O abastecimento de água segue de forma lenta, e a concessionária solicita o uso consciente. Para garantir o atendimento emergencial, dois caminhões-pipa percorrem a cidade, priorizando famílias com pessoas acamadas.
Na sede do município, a Escola Municipal Lia Therezinha Merçon Rocha está interditada por risco de desabamento de uma laje interna. Cerca de 850 alunos terão as aulas suspensas até segunda-feira (10). As demais unidades escolares seguem com as atividades normais.
Equipes da Secretaria de Obras já realizam a lavagem das ruas e equipes da Secretaria de Saúde já iniciaram a distribuição dos quites de Hipoclorito de Sódio para as famílias afetadas. Isso é essencial em situações de enchentes, para a desinfecção da água para consumo humano e a limpeza de ambientes e superfícies contaminadas.
Comitê
Na tarde de quarta-feira (5), o prefeito Dito Silva decretou Situação de Emergência e instituiu o Comitê de Crise, responsável por coordenar as ações de resposta e recuperação. A Prefeitura orienta que moradores atingidos entrem em contato com a Ouvidoria Municipal para informações sobre apoio e assistência.
Canais de atendimento:
Defesa Civil Municipal: (28) 98882-9566
Ouvidoria Municipal: (28) 99928-6983
EDP: 0800 721 0707
Cesan: 115
Samu: 192
Comentários: