Muito calor e tempo firme vão marcar a virada do ano no Espírito Santo
No entanto, a partir do primeiro fim de semana de 2026, a tendência é de aumento da instabilidade, com retorno das chuvas em diversas regiões
Segundo a previsão meteorológica no Espírito Santo, elaborada pela Coordenação de Meteorologia do Incaper, o final de 2025 e primeiros dias de 2026, indica predomínio de tempo aberto, temperaturas elevadas e pouca chuva na maior parte do estado, especialmente, até a virada do ano. A partir do primeiro fim de semana de 2026, a tendência é de aumento da instabilidade, com retorno das chuvas em diversas regiões.
Neste período de fim de ano, a influência direta de um sistema de alta pressão sobre o Espírito Santo vai favorecer a presença de ar seco e a elevação gradual das temperaturas. "A presença contínua do sistema de alta pressão dificulta a formação de nuvens de chuva, em grande parte do Estado, o que mantém o tempo firme e as temperaturas elevadas por vários dias consecutivos", explica o meteorologista do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos.
Nesta terça-feira (30), o tempo segue aberto em todas as regiões, devido ao ar seco associado ao sistema de alta pressão. Na parte da tarde, áreas de instabilidade provocam trovoadas isoladas nas regiões Sul e Serrana, em áreas afastadas do litoral, como é o caso do Caparaó. Não há previsão de chuva nas demais áreas, inclusive na Grande Vitória, e as temperaturas mínimas continuam em elevação.
Dia 31 e virada
Na quarta-feira (31), último dia de 2025, o padrão atmosférico se mantém. O tempo vai permanecer aberto até o fim da manhã em todo o Estado, com possibilidade de trovoadas isoladas à tarde, nas regiões Sul e Serrana, também em áreas afastadas do litoral, incluindo o Caparaó. Nas demais regiões, incluindo a Grande Vitória, não há previsão de chuva. As temperaturas vão seguir elevadas e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com possíveis rajadas no litoral Sul.
Na virada do ano de 2025 para 2026, as condições meteorológicas apontam para predomínio de céu com poucas nuvens, em praticamente todo o Espírito Santo, sem expectativa de chuva na maior parte do estado durante o período noturno. O tempo vai permanecer aberto até o fim da manhã do dia 1º de janeiro, com temperaturas elevadas e vento fraco a moderado no litoral. Há, no entanto, uma pequena chance de ocorrência de chuva nas áreas das regiões Sul e Serrana, em locais afastados do litoral, associada às incertezas provocadas pelas áreas de instabilidade que podem se formar a partir da tarde.
Na sexta-feira (2), o tempo vai seguir aberto até o fim da manhã em todo o estado. À tarde, há previsão de trovoadas isoladas nas regiões Sul e Serrana, em áreas afastadas do litoral, incluindo o Caparaó, e em parte da região Noroeste. Durante a noite, as trovoadas avançam para o litoral Sul e a Grande Vitória. As temperaturas vão continuar elevadas, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com possibilidade de rajadas.
Fim de semana
No primeiro sábado de 2026, o tempo torna-se instável no Espírito Santo. A combinação do calor e da umidade vai favorecer na ocorrência de chuvas, em alguns momentos do dia, nas regiões Sul e Serrana afastadas do litoral, incluindo o Caparaó, e em parte da região Noroeste, com previsão de temporais isolados à tarde. À noite, as trovoadas se espalham para as demais áreas do estado, inclusive o litoral Sul e a Grande Vitória. As temperaturas máximas devem apresentar queda acentuada, e o vento vai soprar fraco a moderado no litoral, com possibilidade de rajadas.
No domingo, a instabilidade persiste em todas as regiões capixabas. A presença de um canal de umidade vai favorecer a ocorrência de chuvas em alguns momentos do dia em todo o estado. As temperaturas máximas vão seguir em declínio, e o vento sopra fraco a moderado no litoral.
A Coordenação de Meteorologia do Incaper segue monitorando as condições atmosféricas e reforça que as previsões são atualizadas regularmente, conforme a evolução dos sistemas meteorológicos que atuam sobre o Espírito Santo. Acompanhe as atualizações da previsão do tempo em: https://meteorologia.incaper.es.gov.br/
*Com informações da Coordenação de Meteorologia do Incaper
Comentários: