Santo de Casa Arts Festival resgata a produção artística e cultural de Iúna

Santo de Casa Arts Festival resgata a produção artística e cultural de Iúna

Evento aconteceu neste sábado (21) e domingo (22), com exposições, literatura, gastronomia, artesanato e música, tudo produzido por iunenses 

Fotos Prefeitura de Iúna

Neste fim de semana, sábado e domingo (21 e 22), Iúna viveu momentos de fortalecimento de sua cultura e produziu reencontros de parentes e amigos. O evento "Santo de Casa Arts Festival" reuniu gastronomia, música, literatura, trabalhos artísticos, cinema e artesanato, no Centro Multiuso, em Iúna. O evento foi idealizado e produzido pelo iunense Anclébio de Oliveira Junior, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, para divulgação de artes, curtas-metragens e apresentações musicais.

O objetivo do evento foi fortalecer as iniciativas da cultura de Iúna, reunindo produções iunenses nos diversos segmentos artístico-culturais. Começando no sábado (21), com a abertura da Exposição "Tudo junto e misturado", com os desenhos de Arabson Assis (explorando o tema café), as fotos de Argilano Rodrigues e Henrigue César, além de peças artísticas de Flávia Miranda e Renan Florindo.

Também foi aberta a "Casa Poema" que trazia pequenos estandartes com poemas de escritores iunenses impressos neles. Contando com a presença de membros da Academia Iunense de Letras que prestigiaram todo o evento, em suas duas noites. Além da Praça de Alimentação, com empreendimentos da gastronomia e de cervejas artesanais de Iúna, assim como de representantes da IúnArtes, com produtos do artesanato do município. 

Cinema e música

O sábado ainda contou com a apresentação de dois curtas metragens produzidos pelo iunense Geydson Mota: "Voltando para o café" e "Nossa História". E, após a sessão de cinema, começaram as apresentações musicais, iniciando com a MPB dos irmãos Beto e Jonathan Pinheiro, seguido de Dimmirock DJ Set e, depois, da banda de rock Muddy River.

Já no domingo (22), além de dada continuidade às exposições, da praça de alimentação e artesanato, a noite começou com a apresentação do curta-metragem "Bodas de Ouro", da escritora Liza Gomes, que trouxe a história de seus pais, Geuza Nóia Gomes e José Davino Gomes. O curta conta o sonho do patriarca da família em comemorar os 50 anos de casados com sua amada, enquanto luta contra um linfoma não Hodgkin (câncer no sistema linfático).

A Bodas de Ouro aconteceu no dia 25 de julho de 2021 e José faleceu no dia 23 de julho de 2022. O curta-metragem já foi exibido no Festival de Cannes (França), Festin (Lisboa), Inffinito Brazilian Festival (Miami) e Labrf (Los Angeles).

Logo após a exibição do filme, o Santa de Casa Arts Festival contou com mais apresentações musicais. Com a noite sendo aberta pelo Jazz e Bossa Nova, do Trio Manacá, seguido pela música regional de Márcio e Rodrigo da Viola. A noite foi encerrada pelo rock da Bandarra. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 27 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://anoticiadocaparao.com.br/

Cron Job Iniciado