Artista de Guaçuí vai tomar posse na Academia Brasileira de Contadores de Histórias
Eliane Correia também será uma das palestrantes da 1ª Conferência Nacional de Contadores de Histórias que acontecerá em Pernambuco
A artista Eliane Correia, de Guaçuí, está entre os novos membros que serão empossados na Academia Brasileira de Contadores de Histórias. A posse acontecerá durante a 1ª Conferência Nacional de Contadores de Histórias, que será realizada neste fim de semana (7 a 9), em Garanhuns-Pernambuco.
Eliane Correia será a representante de seu município e do Espírito Santo na Academia, ao ser empossada na cadeira nº 19. Além de ser empossada como patrona da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, ela será palestrante em um painel da Conferência, com a temática "Fomento e Editais".
Eliane Correia é atriz, professora, produtora, escritora e cineclubista. Idealizadora da CIA "Mais um Ponto, Mais um Conto" e membro do "Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira", ambos de Guaçuí. Ela atua como Contadora de Histórias desde 2004, em todo o estado do Espírito Santo, atendendo a Instituições como Iema, Sebrae, entre outras e, atualmente, está representando o Sesc-ES, nacionalmente, no Circuito Arte da Palavra.
Diante da honra de ser membro da Academia e palestrante da Conferência, referentes à Contação de Histórias, Eliane Correia, afirma que tudo isso lhe dá a sensação de estar no caminho certo. "É bom ver que meu trabalho, como professora, pesquisadora e artista, vem surtindo efeito e despertando olhares e respeito em território nacional", afirma. "Vamos levando um pouco de Guaçuí e da região do Caparaó Capixaba para outras regiões, através da oralidade e, assim, fortalecendo nosso estado. Isso é impagável para um artista", exclama.
A Conferência
Proposta pela Academia Brasileira de Contadores de Histórias e acolhida pelo Centro Cultural do Sesc de Garanhuns, a 1ª Conferência Nacional de Contadores de Histórias visa ser um marco nos esforços para a aquisição de políticas públicas que reconheçam a importância da atuação dos Contadores de Histórias. Além de garantir leis e regulamentações específicas para a categoria.
Estarão reunidos quase 200 Contadores de Histórias de todas as regiões do país que participarão de palestras, painéis e da posse dos novos patronos. No final, assinarão um documento encaminhado aos parlamentares convidados, solicitando a criação de uma Câmara Temática, onde as políticas públicas específicas possam ser discutidas e criadas.
A presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, Andréa Sousa, considera a Conferência "o grande marco para a construção de políticas públicas para o segmento". A realização é da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (@abcoficial), com apoio do Imeph Fortaleza e Aletria Belo Horizonte.
Comentários: